EXAMES

Espermograma

Foto: AdobeStock

O exame de espermograma tem como objetivo avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides, sendo solicitado para investigar causas masculinas de infertilidade. É um exame simples, feito a partir da análise de uma amostra de sêmen que deve ser colhida no laboratório após masturbação.

A análise completa do sêmen inclui três aspectos:

  • Análise Macroscópica – Análise Microscópica – Teste Funcional
  • Análise macroscópica envolve a avaliação dos seguintes parâmetros: aspecto, cor, odor, liquefação, volume, viscosidade e pH.
  • Análise microscópica do sêmen envolve a avaliação da concentração, motilidade, morfologia e vitalidade dos espermatozoides.
  • Teste funcional de vitalidade permite quantificar o percentual de células vivas em relação ao total de células do sêmen.


Pesquisa de fragmentação de DNA

A pesquisa de fragmentação de DNA espermático é um teste que visa quantificar o percentual de espermatozoides que apresentam DNA fragmentado. A quebra do DNA ocorre nos espermatozoides em consequência principalmente da presença de radicais livres, por meio de um processo conhecido como estresse oxidativo. Entre as causas possíveis de aumento de fragmentação podemos citar a obesidade e o tabagismo. Esse exame faz parte da investigação complementar ao espermograma, uma vez que alguns espermatozoides no sêmen podem apresentar DNA fragmentado, o que pode influenciar na queda da fertilidade.

Teste de capacitação espermática

“In vivo” o espermatozoide é separado do plasma seminal quando ele atravessa o muco cervical, que atua como agente filtrante. Para os procedimentos de reprodução assistida a separação dos espermatozoides (capacitação) deve ser realizada em laboratório, basicamente por duas razões. No plasma, além das substâncias inibidoras da capacitação, existem substâncias que podem causar contrações uterinas quando se realiza a inseminação intrauterina, e o sêmen também pode ser fonte de contaminação. Há necessidade de se obter um número maior de espermatozoides com motilidade direcionada e morfologia normal. No caso da inseminação intrauterina, a técnica usada é o gradiente descontínuo de densidade para selecionar os espermatozoides com melhor motilidade visando manter boa concentração.

Espermograma pós-vasectomia

Após a cirurgia de vasectomia é necessária a realização do exame de espermograma, que terá como objetivo documentar a ausência de espermatozoides (azoospermia) no fluído seminal ejaculado.

A Fertipraxis realiza este exame. Entre em contato para agendamento.