Preservação de fertilidade em pacientes com câncer

Quando pode ser iniciado o tratamento de preservação de óvulos?

No caso de pacientes com câncer, existem protocolos especiais de tratamento que permitem o início do tratamento de imediato, independente do dia do ciclo menstrual no qual a paciente se encontra. O ideal é que o tratamento seja iniciado antes da realização das primeiras doses de quimio ou radioterapia. 

Quanto tempo leva um tratamento para congelar óvulos e/ou embriões em pacientes com câncer? 

O tratamento leva, em via de regra, em torno de 15dias para ser realizado. Isto é entre o início das medicações para estímulo dos ovários e a coleta dos óvulos.  

Esse atraso no tratamento do câncer pode prejudicar?

De um modo geral, os estudos científicos publicados até o momento não mostram prejuízo na sobrevida após o tratamento do câncer em mulheres que optam em realizar a preservação de sua fertilidade antes. Isto é, até o momento, caso uma paciente com câncer decida realizar uma coleta de óvulos antes de iniciar sessões de quimo ou radioterapia, ela teria exatamente as mesmas chances de cura do cÂncer que uma mulher que não fizesse o tratamento para preservar seus óvulos.   

 É difícil agendar uma consulta rapidamente, caso precise?

Não. Em nosso centro, temos médicos disponíveis todos os dias para fazer a avaliação dos casos de pacientes com cÂncer e dar início ao tratamento para preservar óvulos, assim como sÊmen, de imediato. Para tanto basta entrar em contato com um de nossos telefones: 2430-9060, 2430-9061 ou 2431-9555. Nossas secretárias estão treinadas para dar prioridade para pacientes com diagnóstico de câncer, inclusive realizando encaixes nas agendas dos médicos. 

E os homens que estão com cÂncer e não têm filhos, o que eles podem fazer?

Nós na Fertipraxis, além de nos preocuparmos com as mulheres, não nos esquecemos dos homens. Pacientes que tiverem um diagnóstico de câncer, sem prole constituída, devem ser encaminhados para a realização de coleta de sÊmen para o congelamento do mesmo. Possuímos um banco de criopreservação de espermatozoides também. 

Qual o momento ideal para congelar sêmen em pacientes com câncer?

Idealmente, sempre antes da realização das sessões de quimio e radioterapia. Além disso, em casos de câncer de testículos, o ideal é realizar a crio preservação antes da resecção cirúrgica do testículo comprometido pela doença. 

Existe algum preparo necessário para a coleta do sêmen?

Se for possível, solicitamos que o paciente mantenha-se sem ejacular por pelo menos 2 dias. COntudo, caso esse período de abstinência não seja possível, é viável proceder com o congelamento mesmo assim. 

 

Acompanhe nas redes sociais

 

Informações de Contato

Barra da Tijuca
Avenida das Américas, 4666 salas 312/313
Centro Médico Barrashopping
Rio de Janeiro / RJ

Leblon
Av. Ataulfo de Paiva, 135 - Sala 1414
Ed. Cidade Leblon
Rio de Janeiro / RJ

Campos de Goytacazes/RJ
Dra. Joyce Barreto
Rua Saldanha Marinho, 458 - sala 1215
Ed. Connect

 

Barra da Tijuca