Whatsappp

(21) 985.564.736

Celular

(21) 988.614.508

Campos de Goytacazes/RJ

 (22) 3013.9494 

(22) 3026.2613

Estudo sugere que antioxidantes previnem efeitos da endometriose

Para o estudo, os pesquisadores utilizaram óvulos imaturos de ratos que foram incubados em fluido folicular de mulheres com endometriose, in vitro. Assim, eles examinaram as quantidades geradas de radicais livres conhecidos como Reactive Oxygen Species (ROS) – espécies reativas de oxigênio, em tradução livre – e a capacidade do óvulo de amadurecer. E descobriram que o fluido folicular de mulheres com endometriose apresentou maiores quantidades de ROS.

Com base nisso, os pesquisadores sugerem que os efeitos da endometriose em óvulos em maturação poderiam ser prevenidos por antioxidantes. Por isso, eles analisaram os efeitos de dois antioxidantes. O resveratrol (encontrado na película de uvas e berries) e a melatonina (composto liberado durante o sono) foram adicionados ao fluido folicular e se identificou reversão nos efeitos negativos – os níveis de ROS diminuíram e mais óvulos amadureceram.

Segundo especialistas em reprodução humana, o estudo reforça a teoria de que a endometriose interfere na fertilidade feminina e confirma que os radicais livres têm influência na infertilidade. Para os pesquisadores do estudo, ver que antioxidantes podem prevenir os danos da endometriose é encorajador, ainda que mais pesquisas sejam necessárias antes que os resultados obtidos sejam colocados em prática.

Acompanhe nas redes sociais

 

Informações de Contato

Barra da Tijuca
Avenida das Américas, 4666 salas 312/313
Centro Médico Barrashopping
Rio de Janeiro / RJ

Leblon
Av. Ataulfo de Paiva, 135 - Sala 1414
Ed. Cidade Leblon
Rio de Janeiro / RJ

Campos de Goytacazes/RJ
Dra. Joyce Barreto
Rua Saldanha Marinho, 458 - sala 1215
Ed. Connect

 

Barra da Tijuca