Whatsappp

(21) 985.564.736

Celular

(21) 988.614.508

Campos de Goytacazes/RJ

 (22) 3013.9494 

(22) 3026.2613

Fertilização in vitro e o índice de nascimento de gêmeos

Atualmente, a proporção é de que a fertilização in vitro resulte em dois bebês em um de cada quatro casos. Embora seja uma situação a comemorar, o fato é que a gestação de gêmeos, muitas vezes, requer um cuidado maior, pois gestações múltiplas têm mais chances de complicações, tanto para a gestante, como para os bebês.

Alguns dos problemas mais frequentes em gestações múltiplas são o diabetes, a hipertensão e o alto índice de partos prematuros. Enquanto pais e familiares consideram a chegada de gêmeos uma notícia maravilhosa na maioria das vezes, muitos especialistas em reprodução assistida encaram isso como um desafio, pois o ideal seria alcançar os 100% de SET (single embryo transfer), ou seja, apenas um embrião transferido a cada tentativa, mantendo os mesmos índices de gravidez, mas reduzindo a incidência de gêmeos.

Essa perspectiva não é ilusória, pois, ao longo do tempo, pelo avanço da fertilização in vitro, o número de embriões implantados foi sendo reduzido, sem que isso reduzisse a taxa de sucesso. Tanto que, no Brasil, atualmente, em mulheres até 35 anos, o recomendado são dois embriões no máximo. Já em mulheres de 36 a 39 anos, são três e quatro para mulheres acima de 40 anos.

Num futuro não muito distante, é possível que a incidência de gêmeos como consequência da fertilização in vitro já seja uma raridade, com um número de casos bem abaixo dos que se verificam hoje.

Acompanhe nas redes sociais

 


Informações de Contato

Barra da Tijuca
Avenida das Américas, 4666 salas 312/313
Centro Médico Barrashopping
Rio de Janeiro / RJ

Leblon
Av. Ataulfo de Paiva, 135 - Sala 1414
Ed. Cidade Leblon
Rio de Janeiro / RJ

Campos de Goytacazes/RJ
Dra. Joyce Barreto
Rua Saldanha Marinho, 458 - sala 1215
Ed. Connect

 

Barra da Tijuca