Whatsappp

(21) 985.564.736

Celular

(21) 988.614.508

Campos de Goytacazes/RJ

 (22) 3013.9494 

(22) 3026.2613

Fertilização natural após os 40 anos é rara; fertilização in vitro é opção

Estatisticamente, a chance de uma mulher de 40 anos engravidar de forma espontânea em um ciclo menstrual é de 8%. Já a chance de uma mulher de 25 anos é de 25%. Mas caso a mulher tenha uma gestação espontânea após os 40 anos, o principal problema será a qualidade dos óvulos. Um dos problemas é a maior incidência de alterações cromossômicas fetais. Por exemplo, a incidência de síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21) é de um caso para cada 100 gestantes com 40 anos; e de um caso para cada 20 gestantes com 45 anos. Além de possíveis alterações cromossômicas fetais, os outros principais riscos em uma gravidez tardia são o diabetes gestacional e a hipertensão. No entanto, essas doenças são facilmente diagnosticadas durante o pré-natal e com o tratamento adequado a mãe o bebê ficarão bem.

ABORTO NATURAL

A chance de sofrer um aborto natural aumenta em 80% quando uma mulher com 45 anos ou mais engravida com seus próprios óvulos. Como a fertilização in vitro pode ser realizada com os óvulos de outra mulher com menos de 35 anos ou com os óvulos congelados previamente (antes dos 35 anos) da própria mulher que deseja engravidar com 45 anos ou mais, muitas mulheres optam por esse tratamento. Mas é importante ressaltar que, ainda que a mulher opte pela fertilização in vitro, os riscos da gravidez tardia não mudam. Prematuridade, bebê com baixo peso, diabetes gestacional e hipertensão são riscos que podem surgir durante a gestação.

ESPECIALISTA EM REPRODUÇÃO HUMANA

Para a mulher que pretende ter filhos com uma idade mais avançada pelos mais variados motivos (estudos, carreira profissional etc.), o ideal é procurar um especialista em reprodução humana para avaliar o seu estado de saúde e avaliar a possibilidade de congelar seus óvulos para serem utilizados posteriormente quando ela desejar engravidar.

CFM RECOMENDA

A recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) é que a gestação, com reprodução assistida, seja realizada até os 50 anos. Ainda sim, em 2015, o CFM aprovou uma resolução que dá autonomia à mulher com mais de 50 anos para se submeter a tratamentos de fertilização desde que ela assuma os riscos juntamente com seu médico. Essa mesma resolução determina ainda que a idade máxima para doação de óvulos é de 35 anos, e a doação de espermatozoides é de 50 anos.

Acompanhe nas redes sociais

 


Informações de Contato

Barra da Tijuca
Avenida das Américas, 4666 salas 312/313
Centro Médico Barrashopping
Rio de Janeiro / RJ

Leblon
Av. Ataulfo de Paiva, 135 - Sala 1414
Ed. Cidade Leblon
Rio de Janeiro / RJ

Campos de Goytacazes/RJ
Dra. Joyce Barreto
Rua Saldanha Marinho, 458 - sala 1215
Ed. Connect

 

Barra da Tijuca