Whatsappp

(21) 985.564.736

Celular

(21) 988.614.508

Campos de Goytacazes/RJ

 (22) 3013.9494 

(22) 3026.2613

Planejar a gravidez tardia pode evitar problemas

Passou a ser possível escolher a idade para se ter filhos, o melhor momento pessoal ou profissional, já que a participação delas no mercado de trabalho também veio crescendo ao longo do tempo e ter filhos muito cedo passou a ser um complicador na meta de ascender profissionalmente.

Mas o que muitas mulheres não pensam quando decidem ser mães mais tarde é sobre o índice de fertilidade, a partir dos 30 anos, e nem sobre a qualidade dos óvulos e seus reflexos. Como os óvulos têm a mesma idade cronológica das mulheres, eles vão envelhecendo junto com elas. Então, quanto mais tarde engravidar, menor será a qualidade do óvulo fecundado. Ou seja, um óvulo com 35-40 anos, muito provavelmente, terá acumulado mais danos devidos à mutações genéticas espontâneas, exposição à substâncias químicas no ambiente, entre outras, do que uma mulher com 20-25 anos.

Sem contar que há mulheres que só descobrem ter dificuldades para engravidar quando decidem fazê-lo. E tendo uma idade mais avançada, isso se torna um problema ainda maior, aliando a qualidade mais baixa dos óvulos com o problema para conseguir engravidar.

Por isso, a melhor forma de evitar esse tipo de situação é se planejar, independente de ainda faltarem anos para a idade desejada para se ter filhos. Na verdade, é o momento certo para o planejamento. Primeiramente, é preciso verificar se existe algum problema clínico que possa impedir ou dificultar a gravidez. Depois, o ideal é buscar preservar óvulos, fecundados ou não, através do congelamento pela técnica de vitrificação, mais eficaz, com menor possibilidade de danos às células durante o processo do que técnicas mais simples de congelamento. Se a mulher já tiver um companheiro com quem pretenda ter filhos, é possível congelar embriões, através da fertilização in vitro, para serem implantados posteriormente.

Desta forma, a mulher pode tocar a vida normalmente, sem se preocupar que o tempo está passando e seus óvulos já não tem a mesma eficiência dos 25 anos de idade, para, quando for a hora, realizar o sonho de ser mãe.

 

Acompanhe nas redes sociais

 

Informações de Contato

Barra da Tijuca
Avenida das Américas, 4666 salas 312/313
Centro Médico Barrashopping
Rio de Janeiro / RJ

Leblon
Av. Ataulfo de Paiva, 135 - Sala 1414
Ed. Cidade Leblon
Rio de Janeiro / RJ

Campos de Goytacazes/RJ
Dra. Joyce Barreto
Rua Saldanha Marinho, 458 - sala 1215
Ed. Connect

 

Barra da Tijuca