Como planejar a gravidez quando surge um câncer

O congelamento de óvulos e esperma mantém viva a esperança de gerar um filho após o tratamento do câncer. Esse procedimento não demora muito tempo para ser concretizado, depois que a decisão é tomada. A maioria dos tipos de câncer permite que se espera de duas a três semanas para dar início ao tratamento. Mas há casos, como a leucemia, em que cada minuto é vital e a saúde do(a) paciente vem em primeiro lugar. Por mais que haja o desejo de se ter um filho.

Quando o congelamento é feito e o tratamento do câncer é realizado com sucesso, recomenda-se aguardar um determinado tempo antes de tentar engravidar. No caso dos homens, sugere-se que seja dado um intervalo de um a dois anos entre o fim do tratamento e a tentativa de ter um filho. É o tempo para que o organismo volte a gerar espermatozoides saudáveis.

No caso das mulheres, ela tanto pode aguardar cerca de seis meses ou esperar dois anos, pois se houver recorrência do câncer, é dentro desse período que ele ressurge – na maioria das vezes - e não é recomendável engravidar durante o tratamento. O tempo de espera é individual e deve ser analisado caso a caso pelo especialista.

Mas o que parecia impossível há décadas passadas, hoje permite que homens e mulheres planejem a gravidez, ainda que antes disso seja preciso enfrentar um tratamento contra câncer.

Acompanhe nas redes sociais

 

Informações de Contato

Barra da Tijuca
Avenida das Américas, 4666 salas 312/313
Centro Médico Barrashopping
Rio de Janeiro / RJ

Leblon
Av. Ataulfo de Paiva, 135 - Sala 1414
Ed. Cidade Leblon
Rio de Janeiro / RJ

Campos de Goytacazes/RJ
Dra. Joyce Barreto
Rua Saldanha Marinho, 458 - sala 1215
Ed. Connect

 

Barra da Tijuca