Whatsappp

(21) 985.564.736

Celular

(21) 988.614.508

Campos de Goytacazes/RJ

 (22) 3013.9494 

(22) 3026.2613

Estudo revela que o tempo de sono interfere na fertilidade dos homens

Estudos já indicavam que as noites mal dormidas trariam sérios prejuízos para a saúde e bem estar das pessoas. De acordo com as pesquisas, pouco tempo de sono pode causar graves problemas cardiovasculares, aumentar o estresse, diminuir a atenção e os reflexos, entre outras doenças e sintomas importantes. Só nos Estados Unidos, as estimativas indicam que de 50 a 70 milhões de adultos têm problemas crônicos de sono e distúrbios de vigília.  

 

A pesquisa feita na Universidade de Boston e publicada recentemente, acrescenta mais um  problema a lista. Ela relaciona a quantidade de sono à infertilidade masculina. O levantamento aponta que os homens que dormem menos de seis horas por dia podem ter sua capacidade de ter filhos afetada. " Uma boa noite de sono é essencial,  pois a produção dos espermatozoides depende diretamente da correta produção de hormônios pelo hipotálamo e pela glândula hipófise. Sem um sono adequado a secreção do FSH,  LH e GnRH, que são os hormônios associados a espermatogênese, fica completamente afetada."- afirma o Dr. Roberto Antunes, ginecologista e especialista em reprodução humana da clínica Fertipraxis. 

 

Dados recentes sugerem que o aumento na privação de sono nas últimas décadas coincidiu com o declínio da contagem de espermatozoides. O estudo da Universidade de Boston confirmou alguns resultados obtidos em pesquisas anteriores, como a que foi desenvolvida com homens dinamarqueses em que os distúrbios de sono estavam associados a menor produção de espermatozoides. Em outra pesquisa, esta com universitários japoneses, foi observado que os problemas no sono interferiam tanto no volume de sêmen quanto na contagem total de espermatozoides. 

 

O estudo da Universidade de Boston acompanhou durante 4 anos, a rotina de sono de homens e mulheres em idade reprodutiva, de 21 a 45 anos, selecionados por meio de questionários apresentados na internet. Foram ao todo 1.176 casais pesquisados. Trinta e quatro por cento dos homens relataram 6 ou menos horas de sono por noite, em média. Enquanto 16,1% relataram dificuldade para dormir em mais da metade do tempo. Os homens que relataram dormir menos de 6 horas, ou  referiram ter problemas, como apneia do sono ou obstrução nasal, possuíam 42% menos probabilidades de engravidar a parceira. Os especialistas identificaram que os homens que não trabalham à noite ou em turnos rotativos apresentaram taxas de fertilidade bem superiores aos que se submetiam a uma rotina de sono diferenciada e menor do que as seis horas diárias.  

 

Segundo o Dr Roberto, este estudo reflete em parte a vida corrida e estressante que os casais modernos possuem, não tendo tempo para conseguirem recuperar suas energias. “Pensando dessa maneira”, complementa o especialista, “não é de se surpreender que uma qualidade ruim de sono reflita numa piora da função reprodutiva nos casais. Casais que desejam engravidar”, segue o diretor da Fertipraxis, “devem tentar, dentro do possível, é claro, diminuir os níveis de estresse no dia-a-dia, e uma das formas de se fazer isso é justamente tendo uma boa noite de sono”. 

 

FERTIPRAXIS Centro de Reprodução Humana - http://www.fertipraxis.com.br 

A Clínica FERTIPRAXIS é certificada pela Rede Latino-americana de Reprodução Assistida por cumprir com eficiência as normas de controle de qualidade requeridas para todos os procedimentos. As instalações modernas são equipadas com recursos de alta tecnologia para manipulação e criopreservação de gametas e embriões, garantindo segurança no manuseio das amostras biológicas. Junto à tecnologia, o acolhimento aos pacientes é objetivo primordial.  Os profissionais que atuam na clínica, médicos especialistas, embriologistas,  enfermagem e psicóloga, utilizam as mais avançadas técnicas de reprodução assistida para atender, orientar e tratar da forma mais adequada as pessoas que querem engravidar.  

Acompanhe nas redes sociais

 


Informações de Contato

Barra da Tijuca
Avenida das Américas, 4666 salas 312/313
Centro Médico Barrashopping
Rio de Janeiro / RJ

Leblon
Av. Ataulfo de Paiva, 135 - Sala 1414
Ed. Cidade Leblon
Rio de Janeiro / RJ

Campos de Goytacazes/RJ
Dra. Joyce Barreto
Rua Saldanha Marinho, 458 - sala 1215
Ed. Connect

 

Barra da Tijuca