Whatsappp

(21) 985.564.736

Celular

(21) 988.614.508

Campos de Goytacazes/RJ

 (22) 3013.9494 

(22) 3026.2613

As relações entre sobrepeso e infertilidade

Os dados são preocupantes, pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a má alimentação, a ausência de atividade física regular e ainda o uso de tabaco estão entre os principais causadores de doenças cardíacas, diabetes tipo II, acidentes vasculares cerebrais e tipos de câncer. Além disso, sobrepeso e obesidade podem estar associados a problemas de fertilidade.

BalancaEm relação às mulheres, o excesso de peso influencia o ciclo hormonal e é um fator prejudicial à fertilidade. Outro problema: se a mulher tem gordura corporal em excesso, o organismo produz mais estrógeno e começa a reagir como se estivesse controlando a reprodução, o que limita as chances de gravidez. Já no caso dos homens, há alteração nas taxas de dois hormônios.

O sobrepeso reduz o nível de testosterona e aumenta o estradiol, fatores que resultam em comprometimento da produção de esperma. A obesidade, por sua vez, pode prejudicar o ciclo hormonal masculino. De acordo com estudos, os homens com excesso apresentam maior índice de fragmentação do DNA do espermatozoide, fator que pode gerar falha na fertilização.

MULHERES

A dificuldade para engravidar pode estar relacionada a problemas ocasionados pela obesidade: diabetes e Síndrome dos Ovários Policísticos são exemplos. A síndrome ocorre quando a mulher que apresenta ovários policísticos produz uma quantidade maior de hormônios masculinos, os andrógenos. O problema é que este desequilíbrio hormonal prejudica a ovulação.

Às mulheres com sobrepeso e obesas e que desejam engravidar, recomenda-se que tentem emagrecer. Em certos casos, apenas com a perda de peso as dificuldades para engravidar são superadas – isso porque a obesidade gera a resistência do organismo à insulina e essa resistência também gera o aumento da produção dos hormônios masculinos.

– Saliente-se que mulheres magras demais também podem sofrer dificuldades para engravidar. Isso porque quando se emagrece, a quantidade de gordura no corpo diminui, o que pode inibir a produção de estrógeno e outros hormônios. Resultado: impede-se a formação e a liberação de óvulos. O baixo peso ainda está igado a problemas que afetam a fertilidade, como o hipertireoidismo.

Acompanhe nas redes sociais

 



Informações de Contato

Barra da Tijuca
Avenida das Américas, 4666 salas 312/313
Centro Médico Barrashopping
Rio de Janeiro / RJ
Segunda à sexta das 08:00h às 19:00h
Sábados das 08:00h às 12:00h.

Ipanema
Rua Visconde de Pirajá 407 – Sala 903 -  Ipanema
Ipanema Officenter
De segunda à sexta das 09:00h as 18:00h

Campos de Goytacazes/RJ
Dra. Joyce Barreto
Rua Saldanha Marinho, 458 - sala 1215
Ed. Connect
De segunda à sexta das 09:00h as 18:00h

 

Barra da Tijuca