REPRODUÇÃO HUMANA

Transferência de embriões na FIV: entenda como é
Procedimento rápido e indolor, a transferência de embriões pode ser feita com embriões a fresco ou congelados

A transferência de embriões é o último passo da fertilização in vitro e consiste na colocação dos embriões formados em laboratório dentro do útero da mulher. Essa técnica pode ser realizada com embriões frescos ou congelados.
Em 2019, foram registradas 25.210 transferências de embriões por meio de técnicas de reprodução assistida, de acordo com o último relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), divulgado em 2022.
Neste texto vamos entender como é feita a transferência, quais são as regras determinadas pelo Conselho Federal de Medicina e os tipos de transferência.
Como é feita a transferência de embriões?
A transferência dos embriões ocorre no laboratório da clínica por meio de um cateter que será inserido pela vagina e com o auxílio do ultrassom irá posicionar adequadamente os embriões no útero. O procedimento é rápido e indolor.
É importante estar com a bexiga cheia para melhor visualização do ultrassom. Após a transferência, a mulher deve fazer repouso por 48 horas.
Para confirmação se a transferência deu certo, é preciso fazer a dosagem do beta hCG no sangue cerca de 12 dias após o procedimento.
Quantos embriões podem ser transferidos em uma FIV?
Segundo a resolução 2.320/2022, que rege normas éticas para a utilização de técnicas de reprodução assistida, do Conselho Federal de Medicina (CFM), o número de embriões a serem transferidos depende da idade da mulher:
- Mulheres com até 37 anos: até 2 embriões;
- Mulheres com mais de 37 anos: até 3 embriões;
- Em caso de embriões euploides (saudáveis) ao diagnóstico genético, até 2 embriões, independentemente da idade, embora nossa indicação nestes casos seja prioritariamente a transferência de UM embrião;
- Nas situações de doação de oócitos, considera-se a idade da doadora no momento de sua coleta.
Embriões a fresco ou congelados
A transferência de embriões pode ser feita com embriões formados no ciclo de transferência, a fresco, ou com embriões previamente congelados.
Embriões a fresco
A transferência vai ocorrer entre 3 e 5 dias após a coleta do óvulo para formação do embrião em laboratório.
Embriões congelados
Os embriões congelados são descongelados algumas horas antes da transferência.
Está com dificuldades de engravidar? Agende uma consulta com nossos especialistas em reprodução humana para uma investigação.