A menopausa precoce corresponde à condição na qual os ovários param de funcionar antes dos 40 anos de idade. Devemos suspeitar desse tipo de condição toda vez que tivermos mulheres com irregularidade menstrual associada a sintomas de ressecamento vaginal, ondas de calores, fragilidade óssea e labilidade emocional.

Ela pode ser causada por síndromes genéticas, como a Síndrome do X frágil, ou a síndrome de Turner, por doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, ou a ooforite autoimune, por exposição a agentes quimioterápicos ou por disrruptores endócrinos.

Contudo, em 80-90% das vezes, ela ocorre sem uma explicação aparente! Toda mulher deve ficar atenta na idade da menopausa de suas mães e avós, pois a menopausa precoce tem uma tendência a recorrer na família!

Além disso, cabe uma recomendação para todas as mulheres jovens de avaliação de sua reserva ovariana. Esse rastreio pode significar a diferença entre conseguir engravidar futuramente com óvulos próprios e não doados! Afinal, uma vez que o quadro se instale, dificilmente se reverte! Fiquem atentas!

Dr. Roberto Antunes – médico da Fertipraxis