A fertilização in vitro (FIV) é um tratamento responsável pelo nascimento de milhares de crianças pelo mundo. Trata-se de uma alternativa para mulheres que desejam engravidar após os 35 anos de idade e para casais com dificuldades para engravidar. Em resumo, a FIV consiste na junção externa de óvulos e espermatozoides.

O tratamento envolve a retirada dos óvulos da mulher e a realização da fertilização em laboratório com o sêmen do companheiro em um ambiente que simula o das trompas. Na sequência, os embriões são transferidos ao útero materno e, quando bem-sucedido o tratamento, a gestação transcorrerá normalmente.

Para ser bem-sucedida, a FIV exige uma série de cuidados antes, durante e depois da transferência dos embriões. Por exemplo, é recomendável que o casal tenha hábitos saudáveis, cuidando da alimentação e evitando o consumo de bebidas alcoólicas e o ato de fumar. Já depois da transferência, a mulher deve ficar em repouso entre 24 e 48 horas.

Em caso de dúvidas sobre o tratamento, converse com um especialista em medicina reprodutiva.

Congelamento de óvulos
Para a mulher que deseja adiar a maternidade, em virtude de uma carreira acadêmica e profissional, o congelamento de óvulos é uma opção para aumentar as chances em longo prazo. No caso, a mulher congela seus óvulos em uma idade em que eles são mais sadios (antes dos 30 anos) e, assim, aumenta as chances de uma gravidez após os 40 anos.