Causas-de-Infertilidade-Masculina-e-Feminina-5No mundo, a infertilidade atinge mais de 10% das pessoas com idades entre 25 e 45 anos. A dificuldade em não conseguir ter filhos gera frustração e até crises conjugais. Crises muitas vezes surgidas da falta de conhecimento, que leva os homens a atribuírem somente às mulheres a “culpa” por não ter filhos.

É importante afirmar que homens e mulheres podem apresentar problemas de infertilidade na mesma proporção. Especialistas sugerem que a dificuldade em engravidar está 40% associada aos homens, 40% às mulheres e 20% ao casal. Logo, homem e mulher devem buscar ajuda para resolver o problema.
A infertilidade é considerada quando o casal tem dificuldade de obter gestação após, pelo menos, um ano de manutenção de relações sexuais regulares, sem o uso de métodos anticoncepcionais. A partir disso, o casal deve procurar uma ajuda de um especialista para a realização de um tratamento eficaz.
No caso do homem, o espermograma é o principal exame a ser feito. Trata-se de um exame que avalia o número e a qualidade dos espermatozoides. Em um exame normal, é preciso haver um número mínimo de espermatozoides com motilidade rápida e forma normal. Já em relação às mulheres, um diagnóstico é possível com a realização de muitos exames, sendo os principais: as dosagens hormonais, a ultrassonografia transvaginal e a histerossalpingografia.
Em certos casos, exames mais sofisticados são necessários. Para avaliação da cavidade uterina, por exemplo, vídeo-histeroscopia. E quando a dificuldade em engravidar gera um ponto de crise no casal – sobretudo quando há demora em procurar ajuda médica, se faz necessário um acompanhamento psicológico. O equilíbrio emocional é um dos fatores determinantes no sucesso do tratamento, assim como é possível observar em diversos outros problemas de saúde.
– Leia também:

Infertilidade feminina e suas causas

Infertilidade masculina e suas causas