Quando um casal começa a tentar engravidar e, após um ano, não obtém sucesso, é hora buscar profissionais que tratem de infertilidade para que se faça uma investigação médica com o objetivo de encontrar as causas.

O recomendado é que o casal passe pela investigação, mas, no caso da mulher, existem várias possíveis causas. Já é sabido que as condições gerais de saúde influenciam o êxito da concepção. Tanto que mulheres fumantes e obesas costumam demorar mais tempo para conseguir engravidar. Por isso, ter hábitos saudáveis de vida é tão importante também para a fertilidade.

É preciso traçar o perfil clínico e médico da mulher, a começar pela idade, fator de influência direta na fertilidade. A reserva ovariana, aspectos hormonais e endometriose são itens que compõem uma investigação completa da infertilidade feminina.

Somente com todos os resultados de exames, sejam clínicos ou de imagem, somados ao histórico da paciente, carga genética, entre outros, será possível ao profissional médico determinar com segurança a causa da infertilidade e prescrever o melhor tratamento para que a gravidez aconteça.