A obesidade pode ser um fator prejudicial à fertilidade feminina. O excesso de peso pode dificultar a gravidez e afetar a saúde reprodutiva, sobretudo nos primeiros estágios da gestação, o que pode aumentar as chances de aborto. Até mesmo em tratamentos de reprodução assistida, a obesidade pode gerar dificuldades de fertilização.

fertilidadeeobesidadeO excesso de gordura corporal afeta a ovulação em função da sensibilidade à insulina, do excesso de hormônios masculino e do excesso de leptina, que é um hormônio proteico produzido e secretado pelo tecido adiposo. Além disso, a condição nutricional da mulher interfere diretamente em algumas doenças que merecem um acompanhamento intensificado na gravidez.

A endometriose e a síndrome dos ovários policísticos são duas das doenças. No caso da endometriose, o estresse oxidativo é um dos fatores que favorecem o surgimento da doença. Para prevenir, é fundamental que a mulher evite de consumir alimentos embutidos e carnes vermelhas, substituindo-os por peixes, verduras, legumes e frutas.

Em relação à síndrome dos ovários policísticos, a obesidade é identificada na maioria das mulheres com a doença. A perda de 5% a 10% do peso corporal reduz a concentração de insulina, regulariza o ciclo menstrual e a ovulação, e melhora a fertilidade da mulher. A suplementação de vitaminas do complexo B pode contribuir na redução dos riscos de infertilidade por falta de ovulação.

Em geral, uma alimentação adequada e a prática regular de atividades físicas minimizam grande parte dos riscos associados à obesidade da mulher. O consumo de gordura trans e de carne vermelha deve ser reduzido, enquanto a ingestão de proteína vegetal, de fibras e de carboidratos de baixo índice glicêmicodeve ser aumentada.

Alimentos à base de leite integral também devem fazer parte da alimentação da mulher, bem como alimentos com ômega 3 (peixes como atum e salmão), um tipo de ácido graxo essencial que possui ação antiinflamatória significativa. De todo modo, a condição nutricional de cada mulher que apresente dificuldades para engravidar deve ser avaliada individualmente.