Dois em cada dez casais enfrentam dificuldade para engravidar, segundo estimativas da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva. As causas para isso são diversas: idade, peso, ansiedade, entre outras. Estudos indicam que 40% dos fatores causadores da infertilidade estão relacionados ao homem, 40% à mulher e 20% ao casal.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a infertilidade caracteriza-se pela ausência de concepção após 12 meses de relações sexuais sem o uso de contraceptivos. Após esse período de tentativas de engravidar sem sucesso, recomenda-se que o casal procure ajuda médica. A seguir, veja problemas que impedem um casal de engravidar.

Síndrome dos ovários policísticos

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) acomete cerca de 10% de todas as mulheres e 75% das mulheres inférteis. Os sintomas dessa doença são, geralmente, cólicas, menstruação irregular, pele oleosa, acne e obesidade. A SOP caracteriza-se pela falta de ovulação e pelo excesso de hormônios masculinos, como a testosterona.

Peso abaixo ou acima do ideal

A fertilidade feminina pode ser prejudicada quando o índice de massa corpórea (IMC) abaixo ou acima do recomendado pelos médicos. Isso porque os hormônios que chegam até os ovários e atuam no sistema reprodutor das mulheres precisam da ajuda da gordura para trafegar no organismo. E a falta ou o excesso de gordura alteram o funcionamento do metabolismo, comprometendo a ovulação.

Endometriose

A endometriose afeta de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva. Caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste a parede interna do útero) em locais como ovários e intestino, a doença pode causar inflamação nas trompas e na cavidade abdominal. Entre os sintomas, cólicas menstruais fortes, dor na relação sexual e alterações urinárias e intestinais durante a menstruação são os mais comuns.

Varicocele

A varicocele é responsável por 40% dos casos de infertilidade nos homens. A doença é caracterizada pela dilatação das veias de drenagem dos testículos. Embora não tenha causa conhecida, a varicocele resulta numa deficiência na produção de espermatozoides pelo aumento da temperatura intratesticular provocada pelo acúmulo de sangue nas veias.

Doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis podem causar inflamações no útero e as trompas de falópio (local onde se passa o óvulo). Segundo dados da OMS, de 10% a 40% das mulheres que não trataram doenças como gonorreia ou infecção por clamídia possuem uma inflamação na pélvis, o que dificulta uma gravidez. Em relação aos homens, a gonorreia pode obstruir o sistema ductal, que é por onde os espermatozoides saem.

Ansiedade e estresse

A ansiedade e o estresse, entre outros fatores, emocionam modificam o funcionamento do hipotálamo. Especificamente, alteram a glândula hipófise, que secreta hormônios importantes para a ovulação.

Idade

Assim que nascem, as mulheres contam com uma reserva de óvulos que começa a diminuir logo que elas saem do útero da mãe. Para se ter uma ideia, aos 25 anos, mais de 70% dos óvulos já se foram. E aos 35 anos, restam menos de 10% da reserva, o que faz com que a chance de gravidez seja de apenas 25%.

Miomas

Tumores benignos que se formam no útero sem causa determinada, os miomas são mais comuns em mulheres de 20 a 40 anos. Esses tumores alteram a parte interna do útero, dificultando a ovulação e a concepção. Por meio cirúrgico, a retirada do mioma pode devolver ou aumentar a capacidade reprodutiva da mulher.

Endometrite

Infecção do endométrio, a endometrite se manifesta através dos seguintes sintomas: dores na região pélvica, febre, mal-estar, sangramento e secreção vaginal anormais. Após tratamento com antibióticos, a fertilidade da mulher volta ao normal.