por Dr. Marcelo Marinho

Quando as pessoas usam os termos reprodução assistida e fertilização in vitro como sendo sinônimos, como se representassem a mesma coisa não estão sendo precisas nas suas afirmações. 

Na verdade, reprodução assistida é um conjunto de técnicas. É uma especialidade médica que reúne um conjunto de técnicas disponíveis para que nós, especialistas em Reprodução Humana, possamos ajudar uma pessoa ou um casal, que apresente alguma dificuldade, a ter seu bebê. Para lançar mão dessas técnicas partimos da premissa que a gestação é desejada e a pessoa ou casal quer engravidar.

Fertilização in Vitro A Fertilização In Vitro é uma das técnicas disponíveis e que fazem parte deste conjunto maior chamado reprodução assistida. A fertilização in vitro é realizada após um tratamento especializado, mais complexo, de estimulação ovariana para captação dos óvulos. Nos proporcionando  então as condições melhores  de união de gametas em laboratório. É nesse momento que, por meio das técnicas de Reprodução, unimos o óvulo e o espermatozoide para a formação desse embriãozinho e a partir daí, a transferência deste para dentro do útero. Então, frisando bem: a fertilização in vitro é uma das técnicas que fazem parte desse conjunto manual chamado de reprodução assistida.

O Tratamento
A Fertilização In Vitro é o Método de reprodução humana assistida classificado entre as técnicas chamadas de alta complexidade. O encontro dos óvulos e espermatozoides, fecundação, que normalmente acontece na trompa vai ocorrer no laboratório. Por ser “fora do corpo”, vem daí a denominação ” in vitro”. O tratamento envolve o estímulo hormonal do processo ovulatório, acompanhamento de ultrassonografias transvaginais, a coleta dos óvulos sob uma sedação (a mulher dorme em torno de 15 a 20 minutos). Neste mesmo dia o homem colhe o sêmen por masturbação (como se fosse fazer um espermograma) ou a mostra de espermatozoides já deve estar disponível no laboratório. Os espermatozoides passam por um processo de seleção, para se definirem os melhores, “aqueles que chegariam nas trompas!”. Promove-se o encontro dos óvulos com os espermatozoides e segue-se a formação e o desenvolvimento dos embriões.

Veja outros posts sobre o tema:

Como funciona a fertilização in vitro?

Criopreservação e a reprodução medicamente assistida, o que precisamos saber?

Vacinação e Gravidez em tempos de pandemia

SARS Cov-2 (COVID 19): vacinas, reprodução assistida e grávidas