Aimages ajuda de um psicólogo pode ser fundamental a um casal com dificuldades para engravidar. Seja pela ansiedade em ser pai ou mãe, seja pela pressão de aumentar a família, não conseguir engravidar pode afetar a saúde emocional do casal e tornar ainda mais difícil a gravidez. Por isso, um psicólogo pode ser essencial para o casal falar do problema e lidar com a pressão.

Aliás, o mais importante é que o casal admita que a dificuldade para engravidar é um problema. Porém, admitir que é um problema não significa que o casal deve sentir culpa por não conseguir ter um filho. O casal deve afastar de suas cabeças qualquer pensamento negativo que envolva o problema. Para alguns casais que esperaram muito tempo para engravidar, por exemplo, resmungar “não deveria ter esperado tanto” só atrapalhará, pois o estresse emocional também influencia os hormônios.

 

O casal também deve ter curiosidade sobre tudo acerca do problema e, junto ao médico, tirar todas as dúvidas. Os psicólogos aconselham ainda que o casal converse com pessoas que passam pelo mesmo problema. Dessa forma, será possível que o casal compreenda a sua situação e tenha mais capacidade para decidir até quando seguirá realizando tratamento para engravidar.

Segundo psicólogos especializados em casais, a decisão de quando parar de tentar engravidar deve ser feita pelo casal. Uma decisão de comum acordo. O casal, nessa hora, deve se apoiar, evitando que um culpe ao outro por não conseguir engravidar.

Se o casal está com dificuldades para engravidar, a procura por um psicólogo habilitado para cuidar desse tipo de caso será de extrema importância. Afinal, se a pressão de tentar ter um filho atrapalha o cotidiano do casal, ela também irá atrapalhar as tentativas de engravidar. Sem contar que ter um filho exige do pai e da mãe muita saúde emocional – e o ideal é estar preparado.