Após um ano tentando engravidar sem sucesso – com relações sexuais sem o uso de contraceptivos –, o casal deve procurar um médico. Para mulheres com mais de 35 anos de idade, o período de tentativas pode ser reduzido para seis meses, pois a fertilidade feminina sofre uma redução a partir dessa faixa etária.
Embora muitos casais desejem engravidar naturalmente, a oportunidade de ter o sonho de uma gravidez realizado pode vir de forma mais rápida por meio de um tratamento de fertilidade. Por isso, após um ano tentando engravidar, ainda que sem um problema aparente, o casal deve procurar um médico e realizar os exames de fertilidade, a fim de esclarecer qual fator está impedindo a gravidez.
Com a ajuda de um especialista em reprodução humana, o casal fará os testes necessários para se obter o diagnóstico. A condição pode ser simples ou mais complicada de ser tratada. Quando diagnosticado o problema, é fundamental o acompanhamento médico; principalmente à mulher, que pode necessitar tomar medicamentos específicos. A automedicação é desaconselhável, pois pode ser nociva à saúde da mulher ou à criança, caso venha a ocorrer alguma gestação.
Exemplo: indutores de ovulação não devem ser tomados por conta própria. Os indutores devem ser tomados apenas sob a vigilância médica e quando houver um problema hormonal que leve à ausência de ovulação ou ovulação irregular.
As opções de tratamento de fertilidade são diversas. A partir dos exames que o casal realizar, o médico chegará a uma conclusão sobre a real necessidade da realização de um tratamento. Com as possibilidades expostas, caberá ao casal optar por aquele procedimento que julga mais apropriado para investir e fazer.