Clínica Fertipraxis - Laptop no colo não faz bem à saúde reprodutiva masculinaA utilização de um laptop sobre o colo pode não fazer bem à saúde reprodutiva masculina, segundo estudo publicado pela revista “Fertility and Sterility”, que aconselha apoiar o computador portátil sobre a mesa. O trabalho foi realizado por professores dos departamentos de Urologia e de Matemática e Estatísticas da Universidade de Stony Brook, no Estado de Nova Iorque, Estados Unidos.

 

No estudo, termômetros foram usados para medir a temperatura dos escrotos de 29 jovens que apoiavam laptops sobre os joelhos. Ainda que houvesse um suporte sob o computador, os escrotos dos participantes se superaqueceram rapidamente. Coordenador do estudo, o urologista Yefin Sheynkin relata que em 10 ou 15 minutos a temperatura já está acima do que se considera seguro.

 

“Milhões de homens usam laptops hoje em dia, especialmente na faixa etária mais propensa a reprodução”, lembra Sheynkin, alertando sobre os problemas que esta ação pode acarretar. Segundo a Associação Americana de Urologia, quase um em cada seis casais americanos enfrenta problemas de concepção. Detalhe: em cerca da metade dos casos isso se deve à infertilidade masculina.

 

Em circunstâncias normais, a posição dos testículos fora do corpo serve para mantê-los a uma temperatura mais fria do que o restante do organismo, o que é preciso para a produção de esperma. Estudos anteriores já haviam mostrado que aquecer o escroto em um grau é o bastante para reduzir a qualidade dos espermatozoides. Mas nenhum trabalho havia analisado o efeito dos laptops.

 

Como a utilização do computador portátil sobre os joelhos exige que a pessoa mantenha pernas fechadas e imóveis, depois de uma hora nessa posição, há a constatação de que a temperatura dos testículos subiu 2,5°C. Mesmo com um suporte para o laptop, capaz de manter o laptop mais frio e impedir que o calor se transfira para a pele, isso não auxilia muito na refrigeração dos testículos.