Em entrevista para a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), a diretora médica do Centro de Reprodução Humana Fertipraxis, Maria do Carmo Borges de Souza, fala sobre a gestação múltipla, os cuidados e os avanços tecnoógicos que permitem a gravidez tardia por fertilização in vitro de óvulos congelados, como é o caso da cantora Ivete Sangalo.
“O útero da mulher está preparado para conter e abrigar apenas um bebê por 9 meses. Quando este espaço tem de ser dividido, há uma evidente sobrecarga para a mulher.”
“Os dados da RedLara já mostram diminuição ao longo dos anos, hoje em dia 62,6% das gestações são únicas, 32,2% são duplas e 2,2% de três ou mais bebês. Mas estamos sempre buscando ainda mais a gestação única.”
“Já temos tecnologia e conhecimento que nos possibilitam buscar transferir apenas um embrião por vez. É possível, inclusive, uma avaliação genética do crescimento de cada embrião nas incubadoras, para escolhermos aquele com a maior expectativa de “vingar”, explica Maria do Carmo.
Confira a íntegra da entrevista no link a seguir: http://sbra.com.br/destaques/223-32-3-das-gestacoes-por-reproducao-assistida-sao-de-gemeos