Importantes órgãos de notícias científicas do mundo todo divulgaram no último dia 9 de fevereiro de 2018, que cientistas conseguiram cultivar óvulos humanos em laboratório pela primeira vez. Recebi uma série de solicitações pedindo para comentar essa notícia, então, decidi fazer esse post, vamos lá:
1- o cultivo e maturação de óvulos humanos já é realizado há algum tempo. Inclusive, já existem nascidos-vivos a partir da maturação de óvulos in vitro. Contudo, cabe a ressalva que esses óvulos, apesar de serem imaturos, encontram-se nos estágios finais de desenvolvimento. São óvulos recuperados de folículos chamados de antrais.
2- o grande feito conseguido pelos pesquisadores britânicos nesse estudo foi o de eles terem conseguido realizar o cultivo de óvulos humanos até o estágio conhecido por metáfase 2 (maduro) a partir de óvulos primordiais! Esses óvulos são aqueles que encontram-se nos estágios mais iniciais de desenvolvimento, dentro de folículos ovarianos primários, ainda microscópicos! Isso foi realmente sensacional!
3- Essa técnica permite a recuperação de óvulos maduros, isto é, prontos para serem fecundados, em fragmentos de tecido ovariano, sem a necessidade desse tecido ter sido previamente transplantado! Isso permite uma nova potencial forma de se conseguir uma gravidez!
4- por fim, cabe a ressalva importante de que essa técnica ainda necessita de mais estudos e desenvolvimento antes que seja aplicada na prática clínica! Contudo, não deixa de ser uma esperança a mais para pacientes que tiveram que optar pelo congelamento de tecido ovariano como forma de preservação de fertilidade.
Dr. Roberto Antunes (Clínica Fertipraxis)
Para ler matéria completa clique aqui BBC Brasil