Evento acontecerá de 1 a 3 de outubro e novo formato começa a ser redesenhado pela Comissão Organizadora; inscrições seguem abertas
O XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida terá nova roupagem na edição de 2020 e está confirmado para o período de 1º a 3 de outubro de 2020. Essa foi a decisão da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) após reunião realizada esta semana pelos membros do comitê organizador do evento e representantes da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA).
O evento será gratuito para sócios da SBRA, da Associação Brasileira de Embriologistas (PRONÚCLEO) e da REDLARA. Os congressistas que já efetuaram o pagamento da inscrição para o congresso que seria presencial poderão escolher entre reverter para o CBRA 2021 o valor já pago ou solicitar o reembolso.
De acordo com o presidente do CBRA 2020, e diretor clínico da Fertipraxis, Roberto Antunes, a organização do Congresso já está empenhada na adaptação do novo formato – incluindo a reformulação da grade científica –, e divulgará novas informações aos participantes em breve.
“As datas do evento serão mantidas, de 1 a 3 de outubro, e já estamos trabalhando no novo formato do CBRA, que será redesenhado com foco em palestras de convidados internacionais, as quais abriremos para ampla discussão na sequência”, diz. “Fiquem atentos à nova programação, que será divulgada em breve, com os horários das apresentações de temas livres e disposição dos pôsteres”, informa.
Segundo Antunes, embora os dados epidemiológicos apresentados pelas autoridades de saúde da cidade do Rio de Janeiro permaneçam em declínio e a comissão organizadora já esteja preparada para adotar as medidas necessárias para evitar contágio da Covid-19, a realização do evento presencial poderia provocar riscos aos participantes de outros estados ou países onde a situação da pandemia ainda esteja frágil e indefinida.
“Decidimos agir coletivamente e realizar um evento online e nos debruçar nas experiências de outros eventos importantes já realizados remotamente, a exemplo do evento da European Society for Human Reproduction and Embryology (ESHRE) e tantos outros encontros e webinários. Dessa forma, todo risco imprevisível de exposição ao coronavírus pelos nossos participantes em deslocamentos será evitado”, explica.
Outra novidade anunciada pelo comitê foi a mudança do local do CBRA 2021. Para manter o compromisso de realizar o congresso presencial no Rio de Janeiro, a comissão resolveu manter o evento na capital do estado e anunciou a data da próxima edição, que está prevista para o período de 4 a 7 de agosto de 2021, no complexo Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca. Outra novidade é que o CBRA 2021 será realizado conjuntamente com o 15º Congresso Geral da REDLARA.
QUALIDADE CIENTÍFICA – Segundo a presidente da SBRA, Hitomi Nakagawa, o rico teor científico do CBRA será mantido e o evento vai continuar com a sua missão de qualificar ainda mais o exercício da Reprodução Assistida no Brasil e no mundo. “Após uma cuidadosa análise do contexto epidemiológico de várias cidades brasileiras e das inseguranças sobre os riscos a que, eventualmente, poderiam se expor os nossos congressistas, convidados nacionais e internacionais e parceiros para a realização de tão magnânimo evento, decidimos pela transferência para 2021 do nosso momento de abraçar e conviver presencialmente. Temos a certeza de que um relacionamento que já vai para a 25a edição é constituído por muita amizade, compreensão, parceria, vivências e pela confiança de que, juntos, estamos tomando a melhor decisão e, juntos, nos apoiaremos pelo sucesso da Reprodução Assistida brasileira”, reforça.
Nakagawa também garante que o evento está sendo redesenhado com atenção e vai se orientar em outras experiências já realizadas remotamente por outras sociedades médicas. O objetivo é formatar o novo evento com base em experiências de sucesso e evitar prejuízos aos participantes, palestrantes e parceiros comerciais.
“Nesses tempos inusitados, as dificuldades nos forçam a reinventar o que fazemos. Por outro lado, surgem oportunidades riquíssimas e a Comissão Organizadora já está trabalhando para que os aprendizados, baseados em diversos grandes eventos realizados em outros locais do mundo, sejam aprimorados. O novo formato virtual visa ser o mais produtivo para todos os participantes, de forma que possamos matar nossas saudades e trocar experiências com qualidade, mesmo a distância”, finaliza a presidente da SBRA.
Acompanhe as novidades sobre o CBRA 2020 no site do evento: cbra2020.com.br
Serviço: XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida
Data: 1º a 3/10/2020
Local: Plataforma virtual, a ser definida.
Mais informações sobre o evento: cbra2020.com.br
Inscrições: cbra2020.com.br/inscrição