O movimento conhecido como março amarelo marca o mês dedicado a conscientização sobre a Endometriose que é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina.
Várias teorias existem sobre como esses implantes endometriais se formam: a partir de um fenômeno chamado menstruação retrógrada, outra diz sobre a metaplasia de tecidos celômicos em endométrio, uma terceira diz que há uma propensão imunológica para a formação desses focos, mas, a verdade é que até hoje não sabemos exatamente porque a endometriose ocorre em algumas mulheres e em outras não.
Atualmente, estima-se que aproximadamente 15% das mulheres que estão com dificuldades para engravidar sejam portadoras de endometriose.
Se pesquisarmos a doença em pacientes que possuem sintomas de dismenorréia, principalmente do tipo progressiva, até 40-50% das mulheres podem ter confirmada a doença.
De acordo com alguns trabalhos, em média leva-se 4 a 8 anos para se confirmar esse diagnóstico a partir do início dos sintomas.
Quer saber mais?
Leia o artigo do Dr. Roberto Antunes no Portal Macetes de Mãe: