Seguindo a linha de alimentação e suplementação em medicina reprodutiva, podemos dizer que a falta de determinados nutrientes também pode afetar a fertilidade do casal. Uma boa alimentação para favorecer a fertilidade deve conter: ácido fólico; zinco; cálcio; ferro e vitaminas E e C. São vários os alimentos que fornecem estes tipos de nutrientes.
O ácido fólico pode ser encontrado em leguminosas, brócolis, espinafre, aspargos, queijo, ovos, nozes, soja, ervilha, laranja, bananas, morango, pão integral, etc.
Zinco está contido em frutos do mar, ovos, avelãs, cereais integrais, abóbora, cebolas, carne de peru escura, gérmen de trigo, ostras, levedo de cerveja, etc.
O cálcio está presente no leite, iogurte, queijo, folhas verde escuras, nozes, ervilhas, gergelim, feijões, etc.
O ferro é encontrado nas carnes de vaca e aves, na lentilha, ervilha, feijões, nos ovos, vegetais de folhas verde escuras, grãos integrais, frutas secas, ameixa, etc.
Vitamina C é facilmente encontrada na laranja, verduras escuras e couve-flor.
E a vitamina E está nos brócolis, também, assim como nos óleos de girassol e de gérmen de trigo; nas nozes e amendoim.
Ou seja, uma alimentação saudável e natural somada a outros bons hábitos como se exercitar e beber água favorecem a fertilidade, pois o corpo humano funciona e responde melhor quando é bem alimentado. Para maiores esclarecimentos, não deixe de falar com um especialista.