Asimages principais cidades do mundo estão implantando ciclovias e oferecendo sistemas de bicicleta pública, incentivando, assim, que mais pessoas passem a usar a bicicleta como meio de transporte para o dia a dia (ir ao trabalho, à escola etc.). Nos Estados Unidos, por exemplo, o número de pessoas que vão ao trabalho de bicicleta aumentou em 60% nos últimos 10 anos.

Mas em relação à vida sexual, muitos mitos existem sobre os benefícios e as desvantagens de andar de bicicleta. Afinal, andar de bicicleta pode afetar a fertilidade ou causar a impotência sexual?

 

Em relação às mulheres, um estudo publicado há dois anos investigava se a posição na bicicleta poderia causar dormência e perda de sensibilidade na área genital. O estudo referia-se à altura do guidão em relação ao assento da bicicleta. Caso fosse menor, produzia uma pressão maior sobre o períneo e uma sensação menor no assoalho pélvico. No entanto, pesquisadores explicaram que essa condição poderia ser alterada com uma mudança na posição do guidão. Além disso, o estudo foi realizado com um pequeno grupo de mulheres. Ou seja, são necessárias novas pesquisas com mulheres que usam a bicicleta diariamente como meio de transporte.

Já em relação aos homens, inúmeros estudos mostram que o ciclismo pode causar distúrbios genitais e disfunção erétil. Entretanto, recentes pesquisas, em que foram avaliados mais de 5 mil ciclistas, não revelaram uma associação entre o tempo gasto na bicicleta e a infertilidade.