Clínica Fertipraxis - Brasil apresenta taxa de fertilização de 73 por centoNo começo de setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou os dados do 6° Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio). Nele, consta que a taxa de fertilização dos embriões congelados foi de 73% no país. Um percentual que está dentro dos padrões internacionais, que variam de 65% a 75%.

 

O 6° Relatório do SisEmbrio também revelou que, em 2012, foram congelados 32.181 embriões e foram doados 315 para a pesquisa científica. A região Sudeste representa 50% do total de embriões congelados, seguida da região Sul (27%). Em relação aos embriões doados, 281 foram enviados para São Paulo, onde serão utilizados em pesquisas de células-tronco.

 

Além disso, os dados do relatório da Anvisa mostraram que foram produzidos 93.320 embriões e realizados 21.074 ciclos para fertilização in vitro no ano passado. Deste total, 34.965 embriões foram transferidos para o útero da mulher. E mais de 25 mil foram descartados (considerados inviáveis). A partir disso, a média nacional de fertilização ficou em 73%.

 

A maior taxa de fertilização ocorreu no Sudeste, com 75%. Já o pior percentual foi observado no Nordeste, com somente 51%. A justificativa para o baixo índice na região está no fato de apenas um serviço de fertilização ter enviado dados à Anvisa; no Sudeste, 47 centros apresentaram dados. Inclusive, os bancos que não enviaram dados poderão sofrer penalidades legais.