A origem desconhecida da infertilidade ocorre em 20% dos casos que são investigados por especialistas em reprodução humana. Isso não significa que não exista causa, apenas que a origem não foi identificada.
Para que se chegue à conclusão da infertilidade, existem pré-requisitos como um ano de tentativas para engravidar por mulheres com menos de 35 anos ou depois de seis meses quando a mulher tem mais de 35 anos. A partir daí, dá-se início à investigação para descobrir os motivos para que a gravidez não aconteça.
Quanto antes o casal decidir procurar um especialista, maiores as chances de se conseguir solucionar o problema, ainda que seja por meio da Fertilização in Vitro (FIV). Isso porque a idade tem um grande peso quando se trata da fertilidade.
No caso das mulheres, a partir dos 35 anos, a fertilidade começa a diminuir naturalmente. Depois dos 38 anos, além da reserva ovariana ter reduzido, a qualidade dos óvulos é menor.
Quando isso acontece, ocorrem alterações cromossômicas nos óvulos que tanto podem reduzir as chances de sucesso do tratamento, como podem aumentar os riscos de abortos espontâneos e de nascimento de bebê com síndromes cromossômicas.
Quando a causa da infertilidade não é descoberta, não existe um tratamento de consenso. O profissional analisará cada caso para poder oferecer alternativas de acordo com investigação médica realizada.