As mulheres que desejam engravidar ou estão grávidas devem evitar a claridade durante a noite. De acordo com estudo publicado no periódico Fertility and Sterility, a escuridão é importante para a saúde reprodutiva da mulher e para proteger o feto em desenvolvimento. “Toda vez que a pessoa liga a luz à noite, reduz a produção de melatonina”, afirma Russel J. Reiter, pesquisador do estudo e professor de biologia celular no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal o cérebro em resposta à escuridão, que é fundamental quando as mulheres estão tentando engravidar. A substância possui antioxidantes fortes que protegem o óvulo de danos causados por radicais livres, especialmente quando as mulheres estão ovulando. Por isso, o recomendável para as mulheres que estão tentando engravidar é ficar pelo menos oito horas no escuro à noite. “O ciclo claro-escuro deve ser regular de um dia para o outro, pois, do contrário, o relógio biológico da mulher irá ficar confuso”, afirma Russel.
O período de oito horas de escuridão todas as noites é ideal não apenas em caso de tentativa de engravidar, mas durante uma gravidez também, de acordo com o estudo. Além disso, não deve ocorrer nenhuma interrupção da noite com luz, principalmente durante o último trimestre da gravidez. Ao deixar uma luz acesa durante a noite, há supressão da produção de melatonina da mão, o que impede o cérebro do feto de receber a quantidade adequada do hormônio para regular a função de seu relógio biológico.
Estudos anteriores apontam que a luz durante o sono das grávidas pode estar relacionada a problemas comportamentais nos recém-nascidos. Para os pesquisadores, isso está associado ao aumento no déficit de atenção e de hiperatividade, ou mesmo o autismo em crianças pequenas. “Evoluímos ao longo de 40 milhões de anos com um ciclo regular claro-escuro que controla nossos ritmos circadianos. Estamos corrompendo isso com o desenvolvimento de luz artificial, o que acaba perturbando o relógio biológico durante a noite e suprime os níveis de melatonina”, explica Russel.
A partir dessas conclusões, as mulheres que querem ter um bebê ou estão grávidas devem evitar interrupções do ciclo claro-escuro. A escuridão é necessária para um relógio biológico regular e para a produção de uma boa dose de melatonina. E escuridão não tem a ver com sono. O sono é importante, mas é a escuridão que é necessária para o cérebro produzir a melatonina. Portanto, o quarto deve ser escuro, sem luz exterior ou com luz vermelha ou amarela, que não perturbam o ritmo circadiano.