A barriga cresce e as perguntas aumentam na mesma proporção. Muitos dos questionamentos, são comuns e normais. No entanto, como querem saber tudo sobre a gravidez, algumas pessoas deixam o bom senso um pouco de lado e acabam exagerando na curiosidade. Resultado: são realizadas perguntas muito inconvenientes às mulheres grávidas. Abaixo, algumas delas e, em seguida, o que se deve responder para se livrar desse momento um tanto constrangedor.
“FOI PLANEJADO?”
É o tipo de pergunta que alguém muito próximo à mulher grávida não faria. Ou seja, se fez essa pergunta é porque não é íntima e está sendo inconveniente e intrometida. Mas feita a pergunta, o que fazer? Depende. Pode falar sobre esse assunto, desde que deixe um pouco claro o desconforto que a questão causou. Se não quiser responder, mude o assunto – e a pessoa perceberá o mal-estar.
“QUANTOS QUILOS VOCÊ ENGORDOU?”
Seja para uma mulher grávida ou para qualquer outra pessoa, a pergunta será sempre inconveniente. Afinal, não se deve sair por aí questionando as pessoas sobre “qual o seu peso?”. Não é normal quando não está grávida, e continua a não ser normal quando se está grávida. A melhor resposta: “não sei, o médico é que está controlando meu peso e disse que está tudo bem, tudo em ordem”.
“VOCÊ JÁ ESTÁ DE 9 MESES?” e “ESTÁ GRÁVIDA DE GÊMEOS?”
Ambas as questões tem a mesma conotação. A barriga da mulher grávida está grande o bastante para as pessoas acharem que a hora de ganhar o filho está próxima ou que é gestação de gêmeos. Para responder a essas indelicadezas, diga que “a gravidez é contada por semanas e o mais importante é que o meu bebê está se desenvolvendo bem” e “não, estou grávida de apenas um bebê”.
“VOCÊ PREFERIA QUE FOSSE MENINO (OU MENINA)?”
Quando a mulher engravida, o principal desejo é que o bebê nasça com saúde e cresça feliz. Até há preferência e, consequentemente, torcida para que seja um menino ou uma menina. Mas, após a descoberta do sexo do filho, a mãe irá curtir tudo da mesma forma, seja a gestação de menino ou de menina. Então, a resposta deve ser “minha preferência é que o bebê seja saudável e bem feliz”.