Cada vez mais mulheres decidem adiar a gravidez. Mas muitas esquecem que é preciso se planejar para conseguir realizar o sonho da maternidade após os 35 anos.
Por isso, é fundamental que tenham conhecimento de que a gravidez tardia é possível, mas que a qualidade dos óvulos vai diminuindo com o passar do tempo. Sendo assim, mulheres que pretendem engravidar depois dos 35 anos devem congelar seus óvulos para quando o momento chegar.
O envelhecimento dos óvulos pode dificultar a sua fecundação e impedir a gravidez. Portanto, o congelamento ou vitrificação, como é chamado, pode resolver essa questão facilmente. Ao realizar o congelamento, os óvulos têm sua qualidade preservada, aumentando as chances de sucesso quando a mulher decidir que está na hora de ter um filho e buscar a realização da fertilização in vitro.
É importante que as mulheres entendam que a tecnologia avançou muito, mas o envelhecimento é um processo natural que pode ser suspenso se houver planejamento e ações para que isso ocorra. Sendo assim, é indicado que a mulher decidida a engravidar mais tarde busque o congelamento de óvulos o quanto antes, pois a qualidade será maior.
Profissionais que atuam no ramo da reprodução assistida indicam que o congelamento de óvulos seja feito, no máximo, até os 35 anos, pois a queda na qualidade dos óvulos a partir dessa idade é muito grande, podendo comprometer o sucesso da gravidez tardia.