Publicado no BJOG: AnInternationalJournalofObstetricsandGynaecology, em 18 de setembro, um estudo realizado por pesquisadores do Queen’s Medical ResearchInstitute Edinburgh (Escócia, Reino Unido) alerta para a possibilidade de mulheres com sobrepeso e baixo peso apresentem uma série de riscos em relação à gravidez. O estudo coletou dados obstétricos de 109.592 mulheres grávidas, rotineiramente, entre 2003 e 2010, na Escócia.

Na análise dos dados, foi observado que o risco de complicações maternas se elevou quando o índice de massa corporal (IMC) também aumentou. Além disso, o estudo concluiu que as mulheres com obesidade grave (quando o IMC é superior a 35) apresentam três vezes o risco de pressão alta e diabetes durante a gestação no comparativo com as mulheres de peso normal. Mulheres com sobrepeso ainda tiveram maiores taxas de internações após o nascimento.

Em números, a taxa de hospitalizações após o nascimento para as mulheres com excesso de peso foi 16% superior. Para mulheres obesas, 45% a mais. Para as mulheres com obesidade grave, a taxa foi de 88%. No comparativo, o estudo demonstrou que o risco de internação também é maior para as mulheres com peso abaixo do normal – 8% superior. Conclusão: o IMC alto ou baixo está associado a um maior risco de complicações durante a gravidez.

IMC

– Abaixo do peso normal: IMC menor que 18,5.

– Peso normal: IMC entre 18,5 e 24,9.

– Acima do peso normal: IMC entre 25 e 29,9.

– Obesidade: IMC entre 30 e 35.

– Obesidade grave: IMC maior que 35.

Fonte: BJOG: AnInternationalJournalofObstetricsandGynaecology