As mulheres que cogitam engravidar por meio de fertilização in vitro deveriam ser aconselhadas a congelar seus óvulos aos 35 anos para utilizá-los mais tarde. Já as mulheres de mais de 40 anos que não têm óvulos congelados deveriam tentar engravidar com material de uma doadora.
As recomendações são de médicos na Espanha responsáveis por um estudo que verificou que as chances de uma mulher de 44 anos engravidar por meio de fertilização in vitro usando seus próprios óvulos não congelados são de apenas 1,3%. Entre as mulheres de 38 e 39 anos, a chance é de 24%.Esses índices melhoram muito se a mulher usa óvulos dela congelados aos 35 anos ou de uma doadora jovem, segundo a médica Marta Devesa, do Hospital Universitário Quirón-Dexeus, em Barcelona.
“Mulheres de 44 anos ou mais deveriam muito bem informadas sobre suas chances reais de engravidar,” disse ela durante um congresso sobre reprodução humana em Lisboa, Portual, segundo o site do jornal britânico “The Guardian”.
O estudo espanhol, que envolveu mais de 4 mil mulheres ao longo de 12 anos, deixa claro o declínio abrupto na probabilidade de uma mulher de mais de 40 anos engravidar. Segundo dados da pesquisa, mulheres de 40 e 41 anos têm 15,6% de chance, enquanto as de 42 e 43 têm 6,6%.