O Brasil é um dos países que mais utiliza agrotóxicos. Inclusive, já recebeu o triste título de campeão na sua utilização. Até produtos proibidos ainda são aplicados no país. Uma das conseqüências mais sérias do uso indiscriminado dos agrotóxicos é a possibilidade de desenvolver algum tipo de câncer. O consumo de alimentos com agrotóxicos pode causar intoxicação crônica e, a partir daí, provocar problemas como relacionados a abortos, infertilidade, impotência, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal e efeitos sobre o sistema imunológico.
A contaminação por agrotóxicos não acontece apenas nos alimentos in natura. Até mesmo produtos industrializados podem apresentar traços de agrotóxicos. E caso os animais, como a vaca, tenham sido alimentados com ração contaminada, o leite e a carne também poderão apresentar resíduos de agrotóxicos.
Seguem algumas dicas para evitar o desenvolvimento de problemas pelo consumo de agrotóxicos. Dê preferência ao consumo de produtos orgânicos, certificando-se de sua procedência. Da mesma forma, o consumo de carne de animais alimentados por produtos sem agrotóxicos é uma opção mais segura. Lavar bem ou descascar os alimentos não garante a eliminação dos agrotóxicos, mas pode ajudar. Outra dica é deixar os alimentos de molho por 30 minutos em uma solução de um litro de água com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Comprar produtos da estação significa consumir menos agrotóxicos, pois os produtos fora de época recebem mais defensivos agrícolas. Diversificar o consumo e variar a procedência deles pode reduzir a exposição a um mesmo agrotóxico usado pelo agricultor.