O período de maior fertilidade para as mulheres é entre os 20 e 24 anos de idade. A partir dos 25 anos, as chances da mulher engravidar passam a cair e de enfrentar problemas de fertilidade aumentam significativamente. Por isso, adiar a maternidade pode se tornar um problema no futuro.
Segundo especialistas, a fertilidade da mulher aos 35 anos é metade da que era aos 25 anos. Aos 40 anos, a fertilidade cai para a metade do que era aos 35 anos. Ou seja, adiar a maternidade em um ano pode fazer muita diferença quando a mulher passou dos 30 ou 40 anos.
Se geralmente a orientação dos médicos é que o casal tente engravidar por pelo menos um ano até procurar a ajuda de especialistas, a recomendação às mulheres de mais de 35 anos é diferente. Se você tem mais de 35 anos e está com dificuldade para engravidar, procure um especialista antes de um ano.
Fatores para a fertilidade feminina decair rapidamente
- Reserva ovariana: é o número de folículos saudáveis que restam nos ovários. Esses folículos se formam quando a mulher ainda estava na barriga da mãe e se deterioram (e são usados) com o passar dos anos. Isso significa dizer que quanto mais os anos passam, menos óvulos viáveis a mulher tem.
- Ciclo menstrual: quando as mulheres passam a sofrer com a menopausa, os ciclos menstruais podem começar a ficar irregulares e mais curtos, o que acaba desfavorecendo a fertilização.
- Revestimento do útero: o endométrio pode ficar cada vez mais fino e menos apropriado para a implantação do embrião.
- Secreção vaginal: o muco presente na vagina e no colo do útero pode ficar menos líquido e mais hostil aos espermatozoides.
- Doenças que afetam o sistema reprodutivo: problemas como a endometriose, a síndrome dos ovários policísticos e a clamídia podem danificar os órgãos reprodutivos com o tempo. Também podem se agravar quando não tratados.
- Doenças crônicas: determinadas doenças crônicas impactam negativamente na fertilidade. A tendência é que se agravem com o envelhecimento.
- Obesidade: o excesso de peso pode afetar a fertilidade.