• Minha menstruação é regular, consequentemente, sou fértil.
Mito, pois menstruações regulares apenas nos indicam ciclos ovulatórios, o que não significa ser fértil. A dificuldade para engravidar pode estar ligada a outros fatores que não alteram o ciclo menstrual, como o fator tubário, o fator uterino e o fator cervical. Ou também nenhuma causa aparente.
• Cuidando bem da saúde, não terei problema de fertilidade.
Outro mito, já que, embora uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos sejam recomendáveis, essas medidas podem não ser suficientes para evitar problemas de fertilidade. Outros fatores, que não estão associados a um estilo de vida saudável, podem prejudicar a fertilidade.
• Já tenho um filho, não terei dificuldade de engravidar outra vez.
O fato de ter engravidado de forma natural uma vez não significa que o mesmo ocorrerá de novo. Até porque a infertilidade secundária (quando um casal não consegue engravidar uma segunda vez) é tão comum quanto uma infertilidade primária (quando um casal apresenta dificuldade para engravidar uma primeira vez). Portanto, a dificuldade para engravidar novamente pode ocorrer devido às condições de saúde do casal que podem se alterar com o tempo e da idade da mulher, que influencia nas possibilidades de gravidez.
• Apenas as mulheres apresentam infertilidade, os homens não.
Claro que é um mito. A infertilidade acomete homens e mulher praticamente na mesma proporção. Em média, 30% dos casos de infertilidade estão associados a um fator masculino, 30% a um fator feminino, 30% a fatores mistos e 10% às causas desconhecidas. Logo, se um casal apresenta dificuldade de engravidar, ambos passarão pelos exames e poderão ser tratados.