imagesA qualidade embrionária é um aspecto importante que deve ser considerado no tratamento de fertilização in vitro (FIV). Sabe-se que a presença de fragmentos celulares no embrião aponta uma divisão celular irregular, o que compromete a chance de implantação embrionária no útero. A partir disso, a tendência é pela transferência de embriões sem fragmentos, mantendo as chances de gestação elevadas.

 

 

 

Entre os fatores que podem levar à formação desses fragmentos celulares no embrião estão o congelamento de embriões e idade materna elevada. Mas em outros casos, a formação deles não tem causa desconhecida. De todo modo, a presença de fragmentos pode interferir com o contato intercelular e dificultar o desenvolvimento embrionário, reduzindo a chance de implantação.

Ao remover os fragmentos celulares antes da transferência para o útero, os embriões passam a ter melhor chance de um desenvolvimento adequado, além de reduzir o risco de degeneração. Assim, o procedimento melhora a qualidade do embrião e aumenta as chances de gestação.