Muitas mulheres acabam deixando para engravidar mais tarde porque ainda querem se dedicar mais ao trabalho ou por não terem encontrado o parceiro com quem querem construir uma família e até por não perceberem que o tempo passou. Os avanços médicos e tecnológicos vêm permitindo a realização desse sonho, mas existem algumas condições necessárias para isso.
O ideal é engravidar até os 35 anos, pois a qualidade dos óvulos ainda é boa, embora seja decrescente a partir dos 20 e poucos anos. Engravidar após os 40 anos aumenta o risco de complicações. Nessa idade, dificilmente a mulher consegue engravidar sem o auxílio médico, seja por medicamento, seja por meio da fertilização in vitro, por exemplo.
Há mulheres que acreditam que não terão problema para engravidar com 40 anos porque ainda menstruam, mas a menstruação normal não significa que a ovulação esteja dentro dos padrões desejáveis.
Para saber se um embrião gerado por uma mulher com mais de 40 anos tem qualidade, existe o diagnóstico genético pré-implantacional para identificar se ele é cromossomicamente saudável. Se for, as chances de gravidez são quase as mesmas em relação aos embriões de mulheres mais jovens.
Muito estresse em relação à qualidade dos óvulos poderia ser evitado caso as mulheres se precavessem e congelassem seus antes dos 35 anos, sem contar a prática de hábitos e alimentação saudáveis que favorecem o sucesso da fertilização posteriormente.