Hábitos saudáveis são sempre recomendados, mas para ficar claro, vamos explicitar alguns dele para que o casal tenha consciência de que coisas simples podem fazer diferença na fertilização.
Em relação à alimentação, alguns cuidados são importantes como, por exemplo: beba bastante água, pois é a melhor bebida para o corpo humano, de dois a três litros por dia; não coma gorduras saturadas ou frituras; evite ervas orientais e medicamentos ayurvédicos, pois podem contar substâncias tóxicas (se faz uso, converse com seu médico); abdique de peixes de água doce que podem conter dioxina, altamente tóxica. O café já foi para berlinda, já saiu, mas é bom ficar atento porque se o objetivo final é ter um filho, limite-se a um cafezinho por dia. Se for o descafeinado, não há problema em consumir.
O consumo de bebidas alcoólicas deve ser restringido ao máximo pelas mulheres e os homens não devem passar de meia taça de vinho ou meia lata de cerveja ou o equivalente de outras bebidas, duas vezes por semana.
Nem seria preciso mencionar o fumo, pois ele não se encaixa em nenhuma vida saudável, mas nunca é demais lembrar de como fumar faz mal, mesmo se for passivamente.