Você tentou de tudo e não conseguiu engravidar e recebeu o diagnóstico de infertilidade. Relação nos dias férteis, inseminação, fertilização in vitro (FIV), nada funcionou. O que fazer?
Para um casal, especialmente para a mulher, tentar todos os recursos disponíveis para ter um filho natural e não conseguir é, no mínimo, frustrante. Calma é a palavra de ordem, embora seja a última coisa que a paciente quer ouvir.
Seu médico é a pessoa mais importante neste momento. Ele é o profissional que poderá ajudar a entender e repassar todo o processo e oferecer alguma alternativa. Quem sabe está na hora de pensar em FIV com doação de óvulos ou de sêmen. É um passo além das tentativas anteriores, mas continua sendo uma possibilidade de gravidez.
É um outro caminho que muito provavelmente não foi pensado. Neste caso, é preciso recuperar o fôlego depois da maratona de tentativas, reencontrar o equilíbrio emocional e só então pensar em seguir em frente de outra forma.
É importante reconsiderar todos os aspectos, tanto físicos, emocionais como financeiros. Mudar a estratégia deve ser uma decisão tomada com tranquilidade, então, calma é a chave.