Por Dra. Maria do Carmo  Borges de Souza

Infertilidade é a dificuldade de gestar quando se deseja. Classicamente, nós sabemos que a idade da mulher é importante, então quando a mulher tem até 35 anos, pode-se esperar até um ano para se chegar até um diagnóstico. Quando ela tem de 36 a 38 anos, é indicado esperar 6 meses de tentativas de engravidar sem sucesso para avaliar o casal. Já se a mulher tem mais idade do que isso é necessário avaliar  imediatamente. Mas atenção, isso não quer dizer que o problema da não gravidez é da mulher.  

No casal, 50% das causas são relacionadas à mulher e 50% ao homem. Então, o homem e a mulher têm que manter um certo cuidado. Por isso, é importante prestar atenção com a sua vida, com a sua casa, corpo, organismo, condições e estilo de vida. Afinal, o álcool, cigarro e drogas podem afetar diretamente na fertilidade. 

Ao mesmo tempo, é preciso atentar para a preservação da mulher em relação às suas trompas uma vez que os processos inflamatórios pélvicos podem comprometer a permeabilidade e dificultar ou impedir a gestação espontânea. Há ainda, os problemas hormonais relacionados aos ovários e dor menstrual que pode fazer parte dos sintomas da endometriose. 

Os homens também precisam se preservar! Um dos aspectos importantes é quanto a obesidade. Aliás, para ambos, não é?  

A gente tem que lembrar que a infertilidade ultrapassou a barreira apenas do casal hétero. Nós temos temos a infertilidade chamada social dos casais homoafetivos e outras questões de famílias. Mas tudo passa pelo cuidado no tratamento e por uma boa conversa.