Desde pequenas, as mulheres cultivam o sonho de ser mãe. Para algumas delas a realização deste desejo passará por desafios devido à infertilidade feminina. Uma das causas principais deste problema é a idade. Após os 35 anos, a capacidade de engravidar é dificultada por meio de um decréscimo natural da fertilidade no corpo, que está relacionado à qualidade dos óvulos.
Além da idade, há outros causadores da infertilidade. As doenças sexualmente transmissíveis dificultam o processo de gravidez. O peso em excesso, casos de anorexia ou bulimia, dietas rigorosas em que não são ingeridas as proteínas e vitaminas essenciais à saúde e tabagismo são outras causas. Além dos maus hábitos, distúrbios hormonais, endometriose, síndrome do ovário policístico ou miomas no útero também podem dificultar a gravidez sonhada pela mulher.
Claro que, com os avanços da medicina nos últimos anos, é possível, mesmo às mulheres que sofrem com a infertilidade, realizar o sonho de ser mãe. Hoje, há diversos tipos de tratamento para combater o problema. Como cada caso é um caso, os tratamentos variam de pessoa para pessoa. O fundamental é que a mulher – ou o casal – procure um especialista em reprodução para ajudar.