De acordo com a Organização Mundial de Saúde (MS), cerca de 15% da população enfrenta problemas de fertilidade no mundo. Para a OMS, a infertilidade pode ser estabelecida a partir de um ano de relações sexuais regulares desprotegidas que não resultem em gravidez.
Como junho é considerado o Mês da Infertilidade, a época é perfeita para falar sobre o assunto e alertar casais que estão tentando engravidar, mas não estão conseguindo, ou os que pretendem ter filhos biológicos no futuro.
A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) lançou a campanha “Fertilidade. O tempo não para” como forma de esclarecer e disseminar conhecimento sobre a fertilidade e a reprodução assistida, principalmente, em função das mulheres estarem deixando para engravidar cada vez mais tarde.
Para a SBRA, é preciso derrubar o mito de que a reprodução assistida é capaz de resolver qualquer problema de infertilidade. É preciso discutir o problema, fazer os casais entenderem as causas da infertilidade e as opções de tratamento, além de divulgar como se prevenir.