Clínica Fertipraxis - Mais sexo e menos estresse para engravidar“Sexo demais diminui as chances de engravidar”. A frase pode ser encarada como verdade caso as pessoas a repitam diversas vezes. Porém, não passa de uma lenda, talvez decorrente da seguinte confusão: é comum que se diga que o casal que deseja engravidar deve ter relações específicas, o que pode ser interpretado como se as relações sexuais devem ser feita apenas nos dias de ovulação. De todo modo, nada disso pode ser visto como verdade.

Não importa o número de relações sexuais em período fértil ou não da mulher. O importante é que durante o período fértil ou próxima a ele o casal também se relacione. Isso porque os espermatozoides podem ficar até três dias vivos no corpo feminino e sem fecundação. Isso significa que uma relação próxima à ovulação também pode resultar em gravidez. Por isso, segundos especialistas, quanto mais relações o casal tiver, mais chances terão de engravidar.

Mais chances não somente pela constante presença dos espermatozoides no colo do útero (fator que ajuda quem não controla o dia da ovulação), mas ainda porque o sêmen contém substâncias proteicas que tornam o útero mais forte e receptivo a uma gestação. Em relação aos homens, as ejaculações frequentes tornam os gametas masculinos mais fortes, em função de o organismo ter que produzir mais espermatozoides, evitando que as células fiquem velhas.

Do contrário, ao esperar o momento em que a mulher está ovulando, o homem pode deixar as células velhas, o que resulta em perda de motilidade e rapidez, tornando mais difícil que os espermatozoides alcancem o útero. Com diversas relações sexuais seguidas, é normal que o volume de sêmen diminua, mas isso não diminui as chances de gravidez, pois as células que permanecem são mais saudáveis e possuem mais chances de chegarem às trombas uterinas.

SEM ESTRESSE

Ter várias relações sexuais ao longo da semana não atrapalha a possibilidade de o casal engravidar. No entanto, fazer sexo sobre uma pressão de engravidar pode atrapalhar. O estresse tende a bloquear todas as propriedades que nosso organismo tem para facilitar a reprodução. Por exemplo, a lubrificação vaginal, que, além de tornar a relação mais fácil, permite uma maior mobilidade para os espermatozoides. O orgasmo feminino também ajuda na fecundação.

Sobre os homens, estudos já comprovaram que quando eles estão relaxados e excitados, a ejaculação é mais forte, liberando um volume maior de sêmen, de modo que deposita os espermatozoides mais próximos das tubas uterinas. Por isso, é importante que os homens não estejam estressados para que ejaculem e, mais do que isso, facilitem que os gametas masculinos alcancem o óvulo e que a gravidez ocorra. Mais sexo e menos estresse para engravidar.