• A mulher é mais infértil que o homem?
MITO. No passado, a mulher era considerada a principal responsável por uma dificuldade para engravidar. Porém, hoje, está comprovado cientificamente que em 30% dos casos a infertilidade é do casal, em 30% é da mulher e em 30% é do homem. Os 10% restante são de infertilidade sem causa aparente – não se encontrou nenhuma alteração nos exames. Não existe um único responsável.

• O cigarro pode causar infertilidade?
VERDADE. O cigarro possui efeito nocivo à saúde reprodutiva. No tratamento de fertilização in vitro, as mulheres fumantes precisam do dobro de tentativas para engravidar do que em relação às mulheres que não fumam. Em relação ao homem, a qualidade e a quantidade do esperma também são alteradas pelo consumo do tabaco – ocorre uma queda de 22% na concentração do esperma.

• O tratamento de fertilização resulta sempre em nascimento múltiplo?
MITO. É permitida a transferência de até dois embriões em mulheres de até 35 anos de idade; até três embriões em mulheres entre 36 e 39 anos e até quatro embriões em mulheres com 40 anos ou mais. Isso significa que quanto mais a mulher for jovem, maior será a chance de nascimento múltiplo. No entanto, não passa de 30% a incidência. Próxima aos 40 anos, as chances diminuem muito.

• O congelamento de óvulos pode preservar a fertilidade?
VERDADE.Para preservaram sua fertilidade, o congelamento de óvulos é uma importante opção para as mulheres que, por diversas razões, desejam ou ainda precisam postergar a maternidade para depois dos 35 anos. Atualmente, novas técnicas no congelamento e descongelamento garantem uma recuperação de 95% dos óvulos criopreservados. Não há diferença entre o óvulo fresco ou não.