O licopeno, nutriente responsável por dar aos tomates a coloração vermelha e brilhante, pode aumentar a fertilidade dos homens, de acordo com estudo de uma clínica de medicina reprodutiva de Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos. Fruto de uma revisão de 12 estudos anteriores, a pesquisa mostrou que essa substância pode elevar a contagem de esperma em até 70%.
Todos os trabalhos revisados mostraram que, além de aumentar a produção, o licopeno permite mais velocidade e ainda reduz o número de espermatozoides anormais. De modo geral, todos os estudos indicaram que a substância trouxe benefícios aos órgãos reprodutores masculinos.
Para fortalecer a tese, a equipe da clínica iniciou um ensaio com suplementos formados pelo licopeno para homens cuja infertilidade não tem diagnóstico. Os resultados serão anunciados nos próximos anos. Enquanto isso, a pesquisa da clínica de Cleveland é bem recebida por outros especialistas. Na Grã-Bretanha, há estudos que mostram que o licopeno reduz danos ao esperma.
Para Simon Fishel, cofundador da primeira clínica de fertilização do mundo, “em alguns casos, o licopeno reduz a taxa de espermatozoides com danos. Em outros, melhora o movimento dos espermatozoides. O problema agora é provar que a ingestão da substância aumenta as taxas de gravidez”.