A cada ano, 52 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no Brasil. Desses, 45% tem diagnóstico avançado, em que a chance de cura é menor. Porque quanto mais cedo a doença foi detectada, melhores serão os resultados do tratamento – as chances de cura podem chegar a 100% dos casos, desde que detectados na fase inicial.
Para conscientizar as mulheres brasileiras sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença, o Outubro Rosa é realizado, anualmente, desde 2008, no Brasil. O movimento mundial pela prevenção do câncer de mama, surgido em 1990 em Nova York e que, desde então, se propagou pelo mundo, começa nesta quarta-feira, 1°, e se estende por todo o mês de outubro com várias ações realizadas em todo o país.Segunda causa de morte entre as mulheres brasileiras – mais de 30 mulheres morrem por dia de câncer de mama no país –, a doença deve ser detectada precocemente por meio do autoexame e após os 40 anos com o exame clínico realizado por um profissional de saúde capacitado. A partir dos 50 anos, deve ser realizada a mamografia a cada dois anos.
A Clinica Fertipraxis orientou os participantes sobre preservação de fertilidade frente ao diagnóstico de câncer de mama, na 2º corrida do Outubro rosa promovida pelo Barrashopping., ocorrida no domingo 28 de setembro.