Confira alimentos e atitudes que são aliados da fertilidade.
MEL
O mel é considerado um intensificador natural da fertilidade. Inclusive, uma das origens da expressão “lua de mel” provém de um antigo ritual em que recém-casados tomavam uma colher de mel todas as noites para acelerar o processo de gravidez. Portanto, não esqueça dessa boa receita natural para engravidar.
PESO
Quando a mulher está abaixo ou acima do peso certo, a fertilidade pode acabar sendo afetada. As mulheres que não alcançam o índice de gordura mínimo, por exemplo, tendem a não menstruar – e é necessário um pouco de gordura e de colesterol para que o ovário funcione regularmente. Já mulheres obesas podem ter um nível maior de leptina circulante, hormônio que pode afetar a fertilidade.
VITAMINAS
Existem suplementos vitamínicos destinados para mulheres que estão tentando engravidar que ajudam a melhorar a saúde reprodutiva. Para escolher o melhor produto, consulte um especialista. Além disso, para conseguir a dose diária de vitamina D (que ajuda a aumentar a fertilidade), tome banho de sol pela manhã.
SEXO
Os casais devem investir em viagens, passeios em família, ioga, massagens e acupuntura. Por qual razão? São ótimas maneiras de aliviar o estresse do dia a dia. Assim, menos tensos, os casais tendem a fazer mais sexo e, quanto mais sexo, mais chances de engravidar. Acupuntura, aliás, aumenta a quantidade e a qualidade dos espermatozoides – e isso, obviamente, os deixa mais férteis.