O 15º Congresso Geral da Redlara e o 25º CBRA ocorrem entre os dias 3 a 6 de novembro no Rio de Janeiro.
O mês de novembro de 2021 será um grande marco para a Reprodução Assistida na América Latina. Essa é a avaliação dos diretores médicos do Centro de Reprodução Assistida Fertipraxis, Dra. Maria do Carmo Borges de Souza e Dr. Roberto de Azevedo Antunes. Ela, presidente do 15º Congresso Geral da Redlara, e ele, presidente do 25º CBRA. Os eventos acontecem em conjunto dos dias 3 a 6 de novembro no Rio de Janeiro.
Pensado com todos os cuidados que o momento desafiador exige, o encontro unificado conta com uma comissão científica formada por membros da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e parceiros da Rede Latino-americana de Reprodução Assistida (Redlara), para que seja possível realizar atividades com planejamento em sintonia e com qualidade.
A Dra. Maria do Carmo afirma que o encontro é um cenário de consonância dos especialistas e de propagação das tecnologias mais recentes. Para o Dr. Roberto, o momento difícil justifica que as sociedades unam forças e compartilhem descobertas. Ele ressalta, ainda, que todas as medidas de segurança contra a transmissão da Covid-19 serão tomadas.
Programação ampla e participações internacionais
A programação traz destaques inéditos, como um Simpósio Latino-Americano sobre Bioética e Direitos Reprodutivos. A Dra. Maria do Carmo conta que a atividade “traz a visão de grandes especialistas do Direito face às repercussões atuais sobre o direito individual, as questões éticas que ocorrem na formação de novas estruturas da família, avanços e limites éticos da prática da Reprodução Assistida”.
Uma ampla discussão sobre políticas reprodutivas e o acesso às tecnologias, em parceria com o ICMART e a Organização Mundial da Saúde (OMS), também será feita. “Este evento conjunto é muito importante, une ciência de alta qualidade e avança na abordagem da Reprodução Assistida, com as repercussões para a sociedade em geral. Esse simpósio traz especialistas dos continentes americano, europeu, asiático e africano”, avalia a Dra.
Diferentes convidados internacionais estão confirmados para integrarem os debates e trocas de conhecimentos. O biotécnico especialista em Genética Médica, Dr. Antonio Capalbo é um deles. Em Roma, na Itália, ele é Diretor do Laboratório de Biologia Molecular GENETYX G.EN.E.R.A. no Centro de Medicina Reprodutiva. Ele irá abordar o tema Testes genéticos de préimplantação: evolução e controvérsias.
O teste genético pré-implantacional é caracterizado pelo procedimento realizado no processo da Fertilização in Vitro (FIV). Ele evita a transferência de embriões com alterações cromossômicas, doenças genéticas hereditárias ou doenças que poderão se desenvolver espontaneamente durante a gravidez.
Outra convidada internacional confirmada é a professora e diretora médica da Clínica de Fertilidade do Rigshospitalet em Copenhague, Dra. Anja Pinborg, foi presidente da Nordic Fertility Society e membro da ESHRE EXCO. O tema trabalhado será os Resultados Obstétricos e Perinatais.
Os eventos acontecem no hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro, e as inscrições estão abertas pelo site sbracongressos.com.br.
Sobre as entidades envolvidas
A REDLARA é uma instituição científica e educacional, responsável por agrupar mais de 90% dos centros que realizam técnicas de reprodução assistida na América Latina. A SBRA, desde 1996, representa a maior parte dos centros que se dedicam à Reprodução Assistida no Brasil.
A Clínica Frtipraxis tem como atividade principal o atendimento, a orientação e o tratamento das pessoas que desejam engravidar. Suas atividades se iniciaram em dezembro de 1994. A clínica tem certificação da Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida (Centro Acreditado), por cumprir com eficiência as normas de controle de qualidade requeridas para todos os procedimentos.