As estimativas indicam que o homem é responsável por pelo menos um terço dos casos de infertilidade conjugal, embora muitos ainda não saibam disso. Um levantamento feito pela OMS, Organização Mundial da Saúde, indica que o fator masculino responde por praticamente 40% dos casos de casais que desejam engravidar e não conseguem.

As estimativas indicam que o homem é responsável por pelo menos um terço dos casos de infertilidade conjugal, embora muitos ainda não saibam disso. Um levantamento feito pela OMS, Organização Mundial da Saúde, indica que o fator masculino responde por praticamente 40% dos casos de casais que desejam engravidar e não conseguem. E quais são as causas para a infertilidade no homem? Múltiplas razões explicam a participação do homem nas estatísticas da esterilidade.

Entre elas, disfunções hormonais, infecções, tabagismo, alcoolismo, estresse, exposição à poluição, hábitos alimentares, obesidade e a varicocele, uma doença muito comum nos homens inférteis, que tem como consequências: diminuição da quantidade de espermatozoides, alteração da qualidade dos mesmos ou interferência na velocidade deles. “O processo de formação dos espermatozoides, a partir das espermátides é lento e pode levar em torno de 60 a 70 dias.

Uma vez que este ciclo se completa, os espermatozoides são transportados por um sistema até chegarem aos ductos ejaculatórios, etapa que leva em torno de 10 a 20 dias”, explica Marcio Marinho, especialista em reprodução humana. Interferências variadas podem comprometer esse processo e resultar na infertilidade masculina.

Um dos comprometimentos acontece diretamente nos testículos, ou seja, a função testicular é prejudicada nos túbulos seminíferos, onde é feita a produção de espermatozoides e das células intersticiais, as chamadas células de Leydig, que produzem testosterona e diidrostestosterona, essenciais ao sistema reprodutor masculino.

Um segundo grupo considerável de homens pode apresentar alterações hormonais inclusive provocadas pelo estilo de vida, como por exemplo, abuso de álcool, alimentação pobre em nutrientes, altos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, além de outras causas fisiológicas.

Entre os homens com problemas de fertilidade estão os que possuem ainda algum tipo de obstrução dos canais mais importantes que levam os espermatozoides até o trajeto final, para que então seja ejaculado. “Fora esses três principais grupos, existem homens que compõem as causas de menor incidência, algo em torno de 1% até 3%, como a criptorquidia, caso em que o testículo não é desenvolvido no saco de pele abaixo do pênis durante a formação, os que têm distúrbios ejaculatórios ou possuem outras complicações genéticas”, explica o especialista. A importância de conhecer a estatística e suas respectivas causas é o alerta para a investigação precoce. Ainda existe um mito de que a mulher é a principal responsável pela dificuldade ou o impedimento da gravidez justamente por falta de informação. “Quanto mais cedo o homem descobre que pode ser o fator que impede a concepção, maiores são as chances de um tratamento eficiente dos tentantes ou a busca por procedimentos mais indicados para a reprodução”, afirma Marinho.

A esterilidade de um modo geral provoca nos casais um nível altíssimo de frustração, o que na maioria das vezes afeta a relação, a autoestima e a saúde mental de cada um, mas o maior prejuízo emocional segundo os especialistas está na dúvida sobre a origem do problema. “Não saber a real causa que impede uma gestação é como permanecer numa constante expectativa que nunca se sabe quando e nem se um dia poderá ser de fato correspondida”, alerta o médico.